O feedback sempre foi muito importante dentro das empresas, pois é possível mostrar os pontos fortes e fracos e o que é necessário melhorar para o desenvolvimento de toda a equipe. Porém, muitos gestores não sabem como passar o feedback ao funcionário de maneira que não crie um mal-estar. Utilizar as palavras corretas sem passar uma mensagem dura demais é para alguns um processo complicado.
Aqui vai algumas dicas para facilitar na hora do feedback e não criar uma situação desagradável.
1 - Coloque-se no lugar - Imagine que você é a pessoa que está recebendo o feedback. Entenda como sua palavra pode afetá-la. Utilize uma forma clara e objetiva do que quer passar. Lembrando que, o cérebro humano em uma situação de critica tende a "fugir", se proteger. Isso afeta a capacidade do funcionário, podendo cometer mais erros e encontrando desculpas para proteger das ameaças.
É preciso ter autonomia e clareza no que está passando.
2 - Seja Sincero e Cuidadoso - Tenha um bate-papo imparcial e direto. Explique e reconheça as habilidades e atitudes do funcionário. Indique as oportunidades de desenvolvimento e mostre os pontos que precisam ser melhorados. Construa aos poucos um bom relacionamento para que possam ter uma conversa agradável.
3 - Seja detalhista e frequente - Não adianta você querer chamar atenção do funcionário de um acontecimento de um mês atrás. É importante mencionar no momento em que ocorreu o fato e de forma individual. Não vai adiantar humilhá-lo na frente dos outros. Isso, só vai trazer constrangimentos e nada mais. Use fatos e números recentes. Cite especificamente o comportamento e a entrega que foi realizada na situação. É preciso passar o caso bem especifico para que a pessoa compreenda.
4 - Mostre os impactos - Procure citar as consequências que a atitude do funcionário poderia causar em uma certa situação. Pois, as vezes, ele não tem consciência dos impactos que algum comportamento poderia gerar.
5 - Seja equilibrado - Não critique demais e nem elogie demais. Tem que haver uma dosagem na hora de passar o feedback. Os elogios servem para manter o comportamento e atitude do funcionário. Reconhecer o trabalho é uma motivação grande para continuar evoluindo. Os pontos a serem melhorados têm que ser bem claros e sinceros. Oriente e apoie o funcionário para que ele se desenvolva e vocês tenham uma boa relação.
Importante não passar qualquer informação para o funcionário no feedback somente porque é necessário fazer uma avaliação. Utilize para o desenvolvimento da equipe e para criar um canal de comunicação eficiente. Procure entender o cérebro humano para que possa passar confiança na sua equipe e criar um bom ambiente de trabalho.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMe desculpe por cancelar o comentário, não tinha como editar. O que enfatizo quando o assunto é feedback é que falam sempre sob o ponto de vista negativo, isso é um erro. Precisamos dosar os dois lados enaltecendo o colaborador quando ele acerta. Portanto lembrar de dar um feedback sempre quando existe momentos adversos com certeza é um erro.
ExcluirOlá. Obrigada por compartilhar sua opinião!!!!.
ExcluirExatamente isso!!! O feedback é muito importante mesmo, só trás benefícios para as empresas se realizado de uma maneira correta. Reconhecer o profissional deve ser uma prioridade no feedback. Pois, isso vai motivá-los e mostrar o quanto são importantes para a empresa. Além claro, de ajudar no desenvolvimento do profissional.
Abraços. Obrigada.