Quem não gosta de um joguinho? Seja em aplicativos no celular, no computador, numa mesa... Seja de montar, de combinar peças, de lutas, de futebol... Seja de qualquer estilo, de qualquer idade, os jogos estão para agradar e influenciar todos. Nesse mundo virtual em que vivemos, as empresas buscam constantemente novas ferramentas tecnológicas para melhorias nos seus processos e é nesse sentido que o mundo dos jogos foi visto como uma estratégia nos negócios organizacionais.
Essa estratégia de Gamification no ambiente corporativo tem trazido bons resultados nos processos nas empresas. Claro, que não é uma ferramenta nova, pois, já vem sendo utilizada há um bom tempo dentro do mundo dos negócios. Porém, vem se expandindo cada vez mais e se destacando nos processos organizacionais.
Muitas empresas utilizam desde para recrutar talentos até treinamentos para alguma área especifica. Também é muito utilizado para a adaptação de um novo funcionário dentro do ambiente organizacional em que é possível conhecer os departamentos através de um jogo.
Uma das vantagens dos games é a competitividade saudável que proporciona para as pessoas, o sentimento da conquista por atingir um determinado objetivo e o interesse de seguir para o próximo nível. Do outro lado, quem está avaliando poderá mensurar e avaliar resultados antecipando as necessidades do jogo e as tendências do mercado.
Com o uso do gamification todo o processo da empresa fica mais interessante, pois aprender jogando é muito mais fácil e menos cansativo, não é mesmo? Mas, como qualquer projeto é preciso analisar e planejar para aplicar na empresa. Avaliando o que realmente quer alcançar e definir a melhor estratégia de game para a situação especifica.
E você? Já participou de algum game? Conte aqui nos comentários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário