O que seria do mundo se todos fossem iguais?. Mesmos pensamentos? Mesmos padrões?. Já imaginou!?. Um mundo sem inovações e sempre a mesma coisa! Que horrível seria né!?. Mas ainda bem que vivemos num mundo de diversidades. Cada um com sua opinião, com seu estilo de vida e isso faz com que as coisas crescem e se desenvolvem de uma maneira fantástica, não é mesmo?.
Nas ruas vemos brancos, negros, homossexuais, heteros, trans e todos os estilos e personalidades possíveis. Trazer isso para dentro das organizações aumenta em até 35% de rendimentos financeiros, segundo uma matéria na revista Você RH de março desse ano. Isso mostra, o quão importante é ter diversidades dentro do mundo corporativo.
Por outro lado, com o modismo de "socialmente responsável", muitas organizações fazem discursos sobre inclusões em seus quadros de funcionários, demonstrando as contratações realizadas e a preocupação nesse sentido, mas, dentro do ambiente de trabalho o tratamento igualitário não é bem assim. Algumas não mostram na prática o que realmente discursa. E isso acaba impactando nos seus resultados e na sua imagem.
A gestão da diversidade é alinhar isso na cultura organizacional e colocar em prática todo esse discurso de preocupação de inclusão social dentro das organizações. Pensar nisso, não é somente em deficientes físicos ou sobre orientação sexual do individuo e sim, envolve a diferença entre eles de raça, etnia, gênero, idade, habilidades físicas e mentais, religião, peso, aparência, enfim, são diversos fatores que definem a identidade de cada um e o relacionamento das pessoas.
Ter um projeto voltado para diversidade e inclusão no mundo corporativo é de extrema importância nessa era cada vez mais avançada. Quanto mais pensamentos, ideias, opiniões diferentes mais inovações surgem. Esse é o principal objetivo atualmente das organizações, inovar. A multiplicidade traz isso e impacta positivamente nos negócio.
Algumas organizações já estão com projetos voltados para essa gestão da diversidade e inclusão, com treinamentos de líderes e mudanças culturais para criar um ambiente de trabalho que sirva para todos. Desenvolver práticas que despertam talentos e habilidades conscientizando a importância das diferentes competências, trazendo a diversidade que encontramos na rua para dentro das organizações é uma chave valiosa para o aumento de desempenho da equipe corporativa e consequentemente para o sucesso.
E na sua empresa existem projetos de inclusão?. Já vivenciou algum preconceito em sua carreira?. Comente sua experiência,
Nenhum comentário:
Postar um comentário