quarta-feira, 17 de maio de 2017

Mapeamento de Competências




Mapear as competências dentro das empresas é essencial para entender melhor todas as funções, cargos que envolvem os processos no ambiente organizacional. Além disso, otimiza os processos de recrutamento e seleção, tendo mais objetividade na busca de profissionais que tenham o perfil que a empresa necessita. 
Buscar um perfil baseado nas competências é trazer bons resultados e otimizar tempo nas contratações. É saber sobre cada cargo e o que o funcionário precisa ter para desempenhar aquela função. É descobrir os gaps das funções e assim melhorar a performance dos resultados.
Mas afinal, o que seria a competência?. Competência, na visão empresarial, são conjuntos de características tanto técnicas quanto comportamentais que um funcionário possui para a realização de suas funções. Ou seja, é tudo que precisa ter de habilidade para uma determinada atividade. Essas competências, em algumas situações, são adquiridas e desenvolvidas ao longo das experiências do funcionário. Além, é claro, dos treinamentos e cursos que fazem parte do pacote para o desenvolvimento dessas habilidades.
Para entender melhor e mapear essas competências é necessário primeiramente compreender cada pilar que envolve essa gestão. Os pilares são conhecidos como CHA, uma sigla para Conhecimentos, Habilidades e Atitudes. E são considerados fatores essenciais que formam as competências e que são necessárias para o gerenciamento da mesma. Vamos entender cada um deles:
O CONHECIMENTO engloba o saber do individuo. Os conceitos, as técnicas que são adquiridas e necessárias para uma determinada atividade ou profissão. São todos os recursos que o individuo possui ao longo da sua carreira, como sua formação, cursos, treinamentos e até mesmo experiências na área. Tudo que engloba o conhecimento sobre determinada área.
A HABILIDADE é o fazer, ou seja, a capacidade de colocar em prática todos os seus conhecimentos adquiridos. Entender, conhecer e aplicar. 
A ATITUDE está ligada ao relacionamento entre as outras pessoas. É o ser e o querer fazer. A maneira de agir no dia-a-dia em relação aos fatos e outras pessoas.
Resumindo, os pilares para definir as competências é o saber, o fazer e o ser. É necessário ter conhecimento no assunto, saber como aplicar e saber como lidar com a equipe e pessoas. Muitas vezes, o funcionário sabe muito sobre um determinado assunto, porém não sabe como aplicar ou agir. E somente o conhecimento não é o suficiente para o crescimento tanto para o profissional quanto para a empresa. É preciso ter a união de todos esses pilares para conseguir definir de forma clara as competências que são necessárias para um determinado cargo e também para buscar o profissional ideal para esse cargo. Analisando não somente os conhecimentos técnicos, mas também se já usou na prática e como foi as atitudes no dia-a-dia.
Após definir claramente as competências que cada cargo precisa ter, pontuando as mais importantes para o desempenho da função, o gestor poderá começar um mapeamento de competência dentro da empresa. 
O primeiro passo que o gestor precisa fazer é observar como os funcionários trabalham naquele cargo. Como é feito cada passo, se é necessário se relacionar com outro departamento para suprir alguma necessidade que o cargo precise. Enfim, observar e anotar todos os detalhes de como aquela função está sendo desempenhada. 
O segundo passo é questionar aos funcionários  que exercem o cargo, o ponto de vista deles e quais as competências que são necessárias para aquela função. Essa pesquisa poderá ser realizada com questionários com perguntas abertas ou fechadas. 
Esses dois passos um ligado com o outro vai auxiliar a ter uma análise melhor para definir as competências para cada cargo. Claro, que esse trabalho poderá ser feito por cada gestor, de cada área, onde no final todos podem se unir e discutir sobre essas competências que foram definidas para cada cargo. Após, definir e mapear todas as competências necessárias na empresa, é importante sempre fazer uma avaliação de desempenho por competência para analisar e avaliar os funcionários nas funções. Isso vai facilitar na hora de demitir ou promover. Além disso, poderá auxiliar na hora de transferir um profissional para uma outra área. 
Mapear as competências é de extrema importância dentro da empresa, assim o gestor poderá ter uma visão geral de cada cargo e cada função que é necessária para o desempenho das atividades. Facilitando assim, a tomada de algumas decisões importantes, como por exemplo, na hora de contratar um profissional. E em alguns casos, esse profissional poderá estar dentro da própria empresa desempenhando uma função que não se encaixa no perfil daquele cargo e sim em outro. 

Compartilhe sua opinião aqui, sobre a importância de mapear competências.










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