Todo mundo já passou por situações desagradáveis dentro do ambiente de trabalho. Isso, em alguns momentos, faz com que nos sentimos descontentes, tristes e até mesmo injustiçados. Essas situações fazem parte da carreira profissional e o importante é saber lidar com elas. Cada um tem opiniões e perspectivas diferentes diante de um acontecimento. Para uns é normal certas atitudes, para outros pode ser grosseria. A interpretação do fato pode ser equivocada e gerar um certo conflito.
Muitos líderes e chefes não tem o preparo de lidar com alguns conflitos e situações que ocorrem dentro do ambiente de trabalho e acabam se atrapalhando ou agindo de uma forma equivocada, tomando até mesmo decisões erradas. Afinal, todo mundo erra não é mesmo?. Porém, ás vezes esse erro pode gerar muito conflito interno, deixando as pessoas descontentes. Por outro lado, ao se deparar com o erro, alguns líderes não conseguem reconhecer seu erro e esse de fato é um problema. A sensação de injustiça entra em você e aí a motivação e o desempenho caem, resultando numa derrota pessoal. Se você está passando por isso, aqui vai algumas dicas que podem te ajudar a superar isso:
Dica 1 - Análise a situação - Pensar antes de agir é a melhor solução nessa situação. Avalie se realmente vale a pena falar com seu chefe sobre a situação constrangedora. Deixe o momento esfriar e aguarde a hora certa para entrar nesse assunto. Análise não somente o seu lado, mas o lado dele também.
Dica 2 - Procure uma solução - Antes de falar com seu chefe a respeito, procure sobre uma possível solução para que não ocorra mais esse tipo de comportamento. Para que ambos os lados tenham um acordo e a situação fique mais tranquila.
Dica 3 - Seja claro - Quando for discutir, seja claro e descreva a situação. Seja especifico na hora de comentar e julgue de maneira positiva todo o fato.
Dica 4 - Ouça - Saber ouvir o que a outra parte tem a dizer é muito importante. Preste atenção nos fatos que a outra pessoa está falando. Tente entender o lado dela também. Assim, a conversa vai fluir melhor e quem sabe o conflito será desfeito.
Dica 5 - Aceite - Caso, nisso tudo você percebeu que estava errado. Aceite e encare isso como um aprendizado. Não deixe que isso afete o seu relacionamento e seu trabalho. E por outro lado, a outra pessoa está lutando contra você e não aceita o erro. Ok. O melhor a fazer é seguir seu caminho com a consciência limpa. Sua parte você fez. Lembre-se a verdade uma hora sempre aparece. Não vale a pena se vingar ou se desesperar com o que ficou. O importante é deixar as coisas acontecerem e ir a luta para outros desafios que vem pela frente.
Comente aqui alguma injustiça que já vivenciou e o que fez para sair dessa situação ruim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário