quarta-feira, 29 de março de 2017

O Famoso Jogo de Fuga




Os jogos de fugas ou Escape Games estão cada vez mais sendo utilizados pelas empresas para conhecer as habilidades dos profissionais e também para a realização de treinamentos.
Num cenário de crime, você tem 60 minutos para localizar pistas e conseguir escapar desse ambiente. A meta é abrir a porta e fugir. Geralmente, é avaliado por um consultor de RH, onde vai verificar trabalho em equipe, comunicação e a capacidade de análise de dados. 
Esse jogo também é utilizado como integração de equipes, onde é possível compreender as competências e o comportamento de cada um. Além disso, algumas empresas tem usado para contratação de pessoas. Dependendo do cargo e da vaga esse tipo de seleção poderá trazer facilidades na hora da seleção.
Para ser bem sucedida essa ferramenta do jogo de fuga, é preciso ter um objetivo claro do que se quer buscar e fazer parte da estrategia da empresa. Pois, as vezes, o jogo pode trazer a impressão que a empresa tem um ambiente mais informal e divertido, o que na realidade pode não ser bem assim. Outro ponto que pode ser negativo são as pessoas que já participaram desse tipo de atividade e já conhecem a lógica. Nesse caso, o candidato poderá ser avaliado como excelente em uma habilidade necessária para uma função e que na real não é. 
Os jogos de Fugas estão se tornando uma boa ferramenta para as empresas verificarem e avaliarem uma série de competências importantes e também uma forma de conhecer as habilidades dos profissionais. Por outro lado se não for bem executado, com um objetivo claro poderá trazer resultados não satisfatórios. Importante ressaltar também, que nem todas as pessoas tem essa disposição de uma atividade como essa. Tem que avaliar muito bem o tipo de cargo, departamento, equipe que vai ser aplicado o jogo e analisar se realmente vai valer a pena. 




E você já participou de um Jogo de Fuga, Comente sua experiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gamification no mundo dos negócios

Quem não gosta de um joguinho? Seja em aplicativos no celular, no computador, numa mesa... Seja de montar, de combinar peças, de lutas, de ...