A inteligência artificial (AI) tem sido muito utilizada e discutida no mundo empresarial. Mas o que é essa tecnologia e como pode ajudar?
Os primeiros estudos sobre a AI surge nos anos 50, onde cientistas como Hebert Simon, Allen Newell,entre outros, tinham como propósito criar uma tecnologia que fosse capaz de pensar e agir como um ser humano.
Com a evolução da tecnologia, a inteligência artificial foi ganhando destaque e facilitando o desenvolvimento computacional, possibilitando a fazer análises e síntese da voz humana. Em alguns filmes como Frankenstein, Matriz e Ex-Machina, por exemplo, podemos notar a inteligência artificial e a vontade da máquina em se tornar um ser humano. Tudo isso se torna assustador não é mesmo?. Mas calma, estamos só tentando entender como essa tecnologia pode ajudar no mundo dos negócios. Não para tirar a capacidade humana ou deixar de lado o ser humano e, sim, como facilitador de processos na vida empresarial.
Dentro desse mundo da inteligência artificial, o RH também não ficou de fora em adquirir essa nova tendência para a facilidade em seus processos. Um exemplo de um processo simples é a biometria, um sistema de reconhecimento de digitais, que é muito utilizada por empresas e até mesmo para reconhecimento facial ou de voz de clientes. Essa biometria também é usada em Pontos Eletrônicos, na qual, facilita para o RH em analisar os horários de trabalho, assiduidade, estimativas de horas-extras, entre outros.
Em algumas áreas comerciais o AI também é utilizado para reconhecimento facial para medir reações de clientes. Isso no futuro do RH, poderá ser utilizado para avaliar a satisfação dos trabalhadores na empresa, por exemplo.
Na área de Recrutamento e Seleção, o AI é um grande facilitador de analise do perfil dos candidatos com os objetivos e a cultura da organização. Em algumas empresas, já é utilizado sistemas de AI para facilitar o recrutamento e colocar a pessoa certa, no lugar certo e na hora certa. Tudo por uma análise computacional, onde através de informações é realizado um processamento e resultando em possibilidades. Essa tecnologia tem proporcionado um ganho e rapidez nesses processos.
O RH com o AI torna-se muito mais importante e estratégico dentro das empresas, otimizando os custos e desenvolvendo melhorias nas tomadas de decisões. O que antes era incerto na decisão em relação ao pessoal, atualmente essa tecnologia tem mudado essas incertezas e deduções entrando no mundo matemático exato.
O uso dos algoritmos no RH está cada vez mais sendo necessário para simplificar e melhorar os processos nas áreas de análise comportamental, recrutamento e seleção, gestão de talentos, people analytics, por exemplo.
Claro que, a AI pode trazer inúmeros benefícios para as empresas, por outro lado, também pode trazer alguns riscos caso perca o controle dos valores humanos, o que é muito importante para a área de RH. Um sistema automatizado e facilitador pode deixar de lado o relacionamento humano e deixando que as coisas andem sozinhas. É importante, como tudo na vida, manter um limite e controle dessa tecnologia que facilita tanto os processos. E lembrar sempre, que quem toma a decisão final é a pessoa. O sistema vai ajudar nessa tomada de decisão e não ocupando o cargo humano.
Comente abaixo sobre essa nova tecnologia e se sua empresa utiliza alguma ferramenta nesse sentido.