quinta-feira, 30 de março de 2017

DICAS SLRH

Antes de candidatar a uma vaga, verifique se tem todas as competências que a vaga oferece.
Não adianta ficar desesperado e ir se candidatando em todas as vagas que aparecem. 
É preciso ter foco, sabedoria e persistência.

Procure vagas na sua área. Tenha um plano e corra atrás do seu objetivo. O caminho é difícil, mas você consegue!!


Entrevista: Perguntas fora do comum




Você já está todo nervoso e ansioso para sua entrevista de emprego. E de repente o recrutador vem com a seguinte pergunta: "O que você faria com um ovo de dinossauro?". Logo pensamos: É sério mesmo que estão perguntando isso?. Pois é, algumas empresas utilizam essas questões bizarras em suas entrevistas. Como no caso da Google nos EUA, por exemplo, que utilizam essa nova tendência no processo seletivo. 
Essas perguntas bizarras que vem fazendo parte desses processos têm como objetivo avaliar a criatividade, raciocínio lógico e a reação do candidato  em uma situação não esperada.
Perguntas como: Quantos posts são publicados no Linkedin?, por exemplo, são muitas vezes utilizados para avaliar como o candidato estrutura sua resposta, quais os pontos e caminho que utilizou para responder a questão. Respostas como não faço ideia pode trazer a impressão que o candidato quer ficar na zona de conforto e não ser desafiado. 
Claro que, essas perguntas são utilizadas para determinados cargos. Se for um cargo que é necessário ter um pensamento lógico, como engenharia, finanças, exige que as perguntas sejam mais nesse sentido. Já pergunta como "A empresa teria lucro se investir no Japão?" seria para cargos de gestão de mercado, por exemplo. Tudo vai depender da área e o que se busca para a vaga. 
Para funcionar esse tipo de pergunta a empresa tem que planejar e deixar para fazer numa seleção mais avançada, onde as competências do candidato já foram verificadas, pois aplicar já na primeira pergunta, poderá se tornar confuso e passar a imagem errada. Deixar o entrevistado bem a vontade também é importante, pois ser avaliado já é uma pressão muito grande. É necessário verificar se vale a pena aplicar essas questões na empresa. Tudo vai depender da cultura e do cargo. Não adianta utilizar apenas por ser modismo. 
E você candidato? Se passar por uma pergunta bizarra dessas, mantenha a calma e use sua criatividade. Não tem uma resposta certa e sim como você utiliza suas habilidades para essa situação fora do comum. 

Comente aqui alguma pergunta bizarra de entrevista que você já ouviu ou vivenciou.

Bom Dia!!



Para começar o dia bem!!! Acredite e lute sempre!!

quarta-feira, 29 de março de 2017

O Famoso Jogo de Fuga




Os jogos de fugas ou Escape Games estão cada vez mais sendo utilizados pelas empresas para conhecer as habilidades dos profissionais e também para a realização de treinamentos.
Num cenário de crime, você tem 60 minutos para localizar pistas e conseguir escapar desse ambiente. A meta é abrir a porta e fugir. Geralmente, é avaliado por um consultor de RH, onde vai verificar trabalho em equipe, comunicação e a capacidade de análise de dados. 
Esse jogo também é utilizado como integração de equipes, onde é possível compreender as competências e o comportamento de cada um. Além disso, algumas empresas tem usado para contratação de pessoas. Dependendo do cargo e da vaga esse tipo de seleção poderá trazer facilidades na hora da seleção.
Para ser bem sucedida essa ferramenta do jogo de fuga, é preciso ter um objetivo claro do que se quer buscar e fazer parte da estrategia da empresa. Pois, as vezes, o jogo pode trazer a impressão que a empresa tem um ambiente mais informal e divertido, o que na realidade pode não ser bem assim. Outro ponto que pode ser negativo são as pessoas que já participaram desse tipo de atividade e já conhecem a lógica. Nesse caso, o candidato poderá ser avaliado como excelente em uma habilidade necessária para uma função e que na real não é. 
Os jogos de Fugas estão se tornando uma boa ferramenta para as empresas verificarem e avaliarem uma série de competências importantes e também uma forma de conhecer as habilidades dos profissionais. Por outro lado se não for bem executado, com um objetivo claro poderá trazer resultados não satisfatórios. Importante ressaltar também, que nem todas as pessoas tem essa disposição de uma atividade como essa. Tem que avaliar muito bem o tipo de cargo, departamento, equipe que vai ser aplicado o jogo e analisar se realmente vai valer a pena. 




E você já participou de um Jogo de Fuga, Comente sua experiência.

Inteligência Artificial e o RH


A inteligência artificial (AI) tem sido muito utilizada e discutida no mundo empresarial. Mas o que é essa tecnologia e como pode ajudar?
Os primeiros estudos sobre a AI surge nos anos 50, onde cientistas como Hebert Simon, Allen Newell,entre outros, tinham como propósito criar uma tecnologia que fosse capaz de pensar e agir como um ser humano.

Com a evolução da tecnologia, a inteligência artificial foi ganhando destaque e facilitando o desenvolvimento computacional, possibilitando a fazer análises e síntese da voz humana. Em alguns filmes como Frankenstein, Matriz e Ex-Machina, por exemplo, podemos notar a inteligência artificial e a vontade da máquina em se tornar um ser humano. Tudo isso se torna assustador não é mesmo?. Mas calma, estamos só tentando entender como essa tecnologia pode ajudar no mundo dos negócios. Não para tirar a capacidade humana ou deixar de lado o ser humano e, sim, como facilitador de processos na vida empresarial.

Dentro desse mundo da inteligência artificial, o RH também não ficou de fora em adquirir essa nova tendência para a facilidade em seus processos. Um exemplo de um processo simples é a biometria, um sistema de reconhecimento de digitais, que é muito utilizada por empresas e até mesmo para reconhecimento facial ou de voz de clientes. Essa biometria também é usada em Pontos Eletrônicos, na qual, facilita para o RH em analisar os horários de trabalho, assiduidade, estimativas de horas-extras, entre outros. 

Em algumas áreas comerciais o AI também é utilizado para reconhecimento facial para medir reações de clientes. Isso no futuro do RH, poderá ser utilizado para avaliar a satisfação dos trabalhadores na empresa, por exemplo.

Na área de Recrutamento e Seleção, o AI é um grande facilitador de analise do perfil dos candidatos com os objetivos e a cultura da organização. Em algumas empresas, já é utilizado sistemas de AI para facilitar o recrutamento e colocar a pessoa certa, no lugar certo e na hora certa. Tudo por uma análise computacional, onde através de informações é realizado um processamento e resultando em possibilidades. Essa tecnologia tem proporcionado um ganho e rapidez nesses processos.

O RH com o AI torna-se muito mais importante e estratégico dentro das empresas, otimizando os custos e desenvolvendo melhorias nas tomadas de decisões. O que antes era incerto na decisão em relação ao pessoal, atualmente essa tecnologia tem mudado essas incertezas e deduções entrando no mundo matemático exato. 

O uso dos algoritmos no RH está cada vez mais sendo necessário para simplificar e melhorar os processos nas áreas de análise comportamental, recrutamento e seleção, gestão de talentos, people analytics, por exemplo.

Claro que, a AI pode trazer inúmeros benefícios para as empresas, por outro lado, também pode trazer alguns riscos caso perca o controle dos valores humanos, o que é muito importante para a área de RH. Um sistema automatizado e facilitador pode deixar de lado o relacionamento humano e deixando que as coisas andem sozinhas. É importante, como tudo na vida, manter um limite e controle dessa tecnologia que facilita tanto os processos. E lembrar sempre, que quem toma a decisão final é a pessoa. O sistema vai ajudar nessa tomada de decisão e não ocupando o cargo humano.
Comente abaixo sobre essa nova tecnologia e se sua empresa utiliza alguma ferramenta nesse sentido. 






quarta-feira, 8 de março de 2017

Tendências no RH 2017


Após alguns meses sem postagens, o Blog está de volta!!. Que o ano de 2017 venha com muitas oportunidades, desafios, esperanças e sucesso para todos!!!. E que os trabalhos comecem!

Com a chegada de um novo ano, as tendências e previsões também começam a aparecer. É hora de analisar tudo o que ficou para trás, os aprendizados que foram adquiridos e verificar os impactos futuros. A cada ano vamos evoluindo e percebendo quais as necessidades e os aprimoramentos que são importantes para continuar a caminhada. No mundo empresarial não é diferente. Com as turbulências que o ano passado trouxe e os novos desafios é possível prever algumas tendências que possam surgir no ano de 2017. Os profissionais do RH precisam estar atentos com as mudanças e possíveis desafios que podem surgir. Listo aqui algumas tendências para área.

1 - RH e a Inovação Tecnológica.

Com o mundo digital cada vez mais dominando a sociedade e a quantidade de informações, o RH tende a ficar mais aliado ao mundo tecnológico. Uma dessas tecnologias é a chegada do Big Data, um sistema que vai auxiliar e orientar investimentos e decisões dentro do RH. Com o People Analytics juntamente nessa análise de dados otimizando as informações e identificando bons resultado, tende a ser um avanço dentro do RH proporcionando crescimento e controle na gestão de pessoas. 

2 - Carreiras em W.

Os planos de carreiras em Y, onde há apenas duas modalidades de carreira a ser seguidas: Gerencial e Técnica já não são tão suficientes. Surge então a carreira W, na qual, é possível uma terceira modalidade: a de gestor de projetos.Ou seja, as carreiras seguem da mesma maneira até um certo ponto, após elas evoluem para cargos de gestor de projetos ou pesquisador. Esse modelo de carreira W trouxe maior flexibilidade para os profissionais.

3 - Processo Seletivo a Distância.

Estamos numa era totalmente digital e isso faz com que alguns processos se adaptam para facilitar o dia-a-dia nas empresas. É o que acontece com os processos seletivos que atualmente em algumas etapas já se pode ser realizado via Skype ou Google Hangouts, por exemplo.Isso facilita tanto para o recrutador quanto para o recrutado, ficando o processo mais rápido e eficaz. Claro, que em algum momento o profissional terá que ir até a empresa para conhecer o ambiente em que vai trabalhar.

4 - Flexibilidade no Horário do Trabalho.

As opções de jornada de trabalho estão cada vez mais sendo discutidas e valorizadas dentro das empresas. O home office vem sendo destaque cada vez mais, devido a economia ou a facilidade que esse proporciona para o profissional e também para a empresa. Cabe o desafio dos gestores contemporâneos para gerenciar e adotar técnicas para mensurar o cumprimento da carga horária diária. Atualmente, existem softwares de gestão que acompanham as atividades desses profissionais Home Office. 


Essas são algumas tendências e desafios que a área de RH poderá enfrentar no ano de 2017. Claro, que existem outros desafios e outras necessidades que vão surgindo conforme o tempo passa. Por isso, é preciso sempre estar preparado para as mudanças. Planejamento e controle de informações podem ser a chave para conseguir enfrentar todos esses desafios.

Deixe seus comentários abaixo sobre tendências que o RH poderá enfrentar nesse ano. E o que você espera na sua carreira?.

Uma ótima semana!!



Gamification no mundo dos negócios

Quem não gosta de um joguinho? Seja em aplicativos no celular, no computador, numa mesa... Seja de montar, de combinar peças, de lutas, de ...