Essa crise que o País vem
sofrendo nos últimos anos, tem afetado a vida de todos os cidadãos brasileiros.
Para se manter nesse ambiente tão instável é preciso mudar hábitos para
enfrentar todas as modificações que vem ocorrendo.
Muitas empresas que tentam manter
seu planejamento estratégico intacto acabam não se desenvolvendo nesse mercado.
É necessário reavaliar os planos e objetivos em meio as incertezas para poder
se manter e enfrentar a crise. A gestão de mudança, vem tornando-se uma
ferramenta essencial dentro das organizações. Para aplicá-la na cultura da
empresa é preciso diversos procedimentos para ter um bom resultado e não gerando
conflitos internos.
O papel do RH é de extrema importância
nessa mudança organizacional. Treinar líderes para que estejam preparados para
os novos desafios e envolver as pessoas nesse tipo de projeto é um grande
diferencial para conseguir o sucesso da gestão. Mas, um processo de mudança nem
sempre é favorável, dependendo do ramo de negócio. Além de que, mudanças
permanentes não é um requisito fundamental para o sucesso.
As mudanças trazem muito desconforto
para as pessoas. Por exemplo, se você começa uma dieta, é necessário mudar
todos seus hábitos alimentares e sua vida cotidiana. Ter a persistência de
continuar e sair da rotina é um desafio muito grande. Mas, depois de todo um
sofrimento, aquelas mudanças que você fez no início acabam tornando-se o seu
cotidiano e os resultados começam a aparecer. Todo o processo de mudança, é difícil
e complicado, mas o resultado disso, é uma realização que valerá muito a pena.
A gestão de mudanças nesse
cenário incerto passou a ser uma ferramenta fundamental, deixando de lado, o
tradicional planejamento de olhar o passado e decidir o futuro. Desafiar o
status quo, aceitar erros e tomar decisões rápidas com poucas informações são
os requisitos-chaves para a gestão da mudança. Para isso, é preciso ter um
preparo e uma estratégia para enfrentar esses desafios.
John Kotter, professor e um
grande autor na liderança e mudança organizacional, menciona 08 passos para a
implantação de um processo de mudança dentro das empresas. Abaixo segue o
modelo:
1 - Crie um senso de urgência - Esse passo é considerado fundamental para Kotter, pois, para começar é necessário envolver todos da organização. A comunicação nessa etapa é um requisito importante para esse processo. Criar um senso de urgência não é demonstrar uma pressão grande em cima das pessoas e sim inspirá-las e envolvê-las nesse procedimento. É tirar a zona de conforto e fazer com que todos cooperem nesse momento tão delicado. Convencer as pessoas que a empresa precisa mudar, mostrando riscos e discutindo soluções. Nessa etapa, o importante também é treinar seus líderes para que estejam preparados a essas mudanças.
2 – Crie a aliança Administrativa
– Após criar o senso de urgência, é necessário ter uma área de suporte ou uma
equipe de projetos que seja responsável por todo esse procedimentos e etapas
desse processo. É construir o time certo para dar todo o apoio e agir em meio
as barreiras.
3 – Desenvolver uma visão de
mudança – Planejar o processo de mudança como um sistema, analisar o mercado,
verificar quais objetivos e metas a seguir, o impacto que irá causar dentro do
mercado e compreender o que a empresa está tentando alcançar dentro de um
processo de mudança.
4 – Comunique a visão para todos
- A comunicação dentro das organizações
é fundamental em todos os aspectos. Em um processo de mudança não é diferente.
Para criar um apoio e aceitação entre os funcionários, comunicar e passar todas
as etapas que a empresa vem passando, é uma ligação que pode gerar bons
retornos. Mencionar em e-mails,
reuniões, enfim, todos os meios de comunicação e abrir espaços para novas
ideias será um diferencial para alcançar o resultado.
5 – Dê poder para as pessoas
agirem - Remover todas as barreiras e
abrir espaços para as pessoas nesse processo. Segundo Kotter, realizar o
alinhamento de incentivos e avaliações de desempenho gera impactos positivos na
visão da mudança. Tentar entender e alinhar
o comportamento das pessoas para as transformações. O diálogo é uma grande solução nessa etapa.
6 – Criar vitórias a curto prazo –
Para cada desafio superado é importante apresentar o que foi melhorado e o
impacto disso na empresa. Criar metas a curto prazo faz com que tenha uma visão
melhor de que está mudando e assim aos poucos vai expandindo os objetivos.
Passo por passo é o caminho para o sucesso. Motivar as pessoas a cada desafio é
mostrar o quão importante são para conseguir o sucesso.
7 – Consolidar Melhorias - Nesse caminho, o importante é ser persistente e
não desistir. Sempre haverá barreiras e até mesmo ganhos rápidos. Isso mesmo,
nada de parar numa vitória. É preciso manter as melhorias e ir adaptando
sempre.
8 – Ancorar as mudanças – Implementar
mudanças e incorporar na cultura da empresa é um grande desafio. O processo de mudança
torna-se eficaz quando entra na cultura da organização. Envolver e conseguir
apoio de todos os funcionários de forma contínua é um passo longo, mas que gera
bons resultados.
Nesse cenário que o País vem passando, a gestão de mudança é necessária. Poderá ser feita em toda a empresa ou em alguns segmentos. Seja uma fusão, um novo departamento, um novo produto, enfim, mudar pode ser a solução dentro das incertezas.
Comente a sua experiência em um
processo de mudança.
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