quarta-feira, 26 de julho de 2017

Inteligência Emocional





 Despertador, correria, telefone, pessoas, barulho, buzinas, trânsito, cobranças, discussões, decisões rápidas..Aaaa rotina....Nossa quanta coisa passamos no nosso dia-a-dia, não é mesmo?.  E isso vai acumulando de uma forma que nem percebemos, apenas na hora em que tudo se explode, onde o nosso corpo e nossa mente entram em conflito virando a situação para complicações de saúde. 
 Tentar ter uma vida mais saudável e encaixar um momento de lazer nessa rotina, todos sabemos que é essencial e necessário. Escutamos a todo o momento nas notícias, revistas, jornais, internet a importância disso nas nossas vidas. Por outro lado, saber controlar as emoções e identificá-las também tornou-se essencial para mantermos um equilíbrio dentro da nossa rotina e assim conseguirmos atingir os nossos objetivos alcançando o sucesso pessoal e profissional.
 Surge então, a importância de se ter a inteligência emocional (IE), onde um individuo emocionalmente inteligente consegue identificar e controlar suas emoções com mais facilidade. Mesmo diante de muito estresse do dia-a-dia, de uma frustração, uma desilusão ou alguma situação desagradável, a pessoa com inteligência emocional tem a capacidade de se automotivar e seguir em frente, controlando impulsos e canalizando as emoções alcançando o sucesso.
 Dentro das organizações, a busca de pessoas com inteligência emocional tem tornado-se um requisito importante, pois ter QI elevado, ética já não basta para se tornar bem sucedido. O modo de como gerenciamos as emoções tanto as nossas como as dos outros pode ser determinante para o nosso sucesso.
 Conforme Platão em suas teorias dizia que cabe ao homem através dos seus pensamentos saber conduzir seus sentimentos, pois somente assim ele poderá se guiar no caminho do bem e da verdade. Ter autocontrole é essencial para sermos felizes e isso só pode ser alcançado se formos capazes de dominar nossos sentimentos pela razão. 
 No ambiente organizacional atual em que as mudanças ocorrem de forma muito rápida é necessário se tornar dinâmico, flexível e ter capacidade de relacionamento pessoal bem desenvolvida para conseguir se manter firme nesse mundo dinâmico. Principalmente, nesse momento de crise financeira que o nosso País tem passado, onde muitos empresários tiveram que demitir funcionários e perder grandes talentos por não conseguir o equilíbrio financeiro necessário devido á essa crise. Entrar em pânico e se desmotivar nesse cenário tende a criar cada vez mais um buraco sem fim. Por outro lado, ter um autocontrole, mantendo o foco nos objetivos a chance de virar essa situação é muito maior. 
 Segundo Daniel Goleman, psicólogo e autor de inteligência emocional, a IE pode ser subdivida em cinco habilidades especificas:
 - Autoconhecimento Emocional - É o reconhecimento de diferentes sentimentos em si mesmo. Ter a autoconsciência sobre seus pontos fortes e fraquezas. Os lideres que reconhecem as suas próprias habilidades e tem a capacidade de reconhecer também as limitações e qualidades das outras pessoas é essencial para se manter o equilíbrio e o bem estar da equipe.
- Controle Emocional: Controlar e saber lidar com as emoções e sentimentos, adequando-os para cada situação.
- Automotivação: Saber guiar as emoções para um objetivo, tentando ter controle para não perder o equilíbrio.
- Empatia: Capacidade de reconhecer e compreender os sentimentos e emoções em outras pessoas. 
- Desenvolver Relacionamentos Interpessoais - Ter a habilidade de se relacionar com outros de forma saudável.
 A IE no ambiente organizacional ajuda os profissionais a controlar os próprios sentimentos e as emoções tornando-os capazes de contornar situações que poderiam prejudicar o desempenho de toda equipe. Relações desfavoráveis entre profissionais, estresse do dia-a-dia, feedback negativo, chefe mal humorado, tende a deixar o ambiente desestabilizado e prejudicar assim a produtividade. Por esse motivo a IE tem se tornado um diferencial importante nas organizações. Ter profissionais que sabem lidar com suas emoções e sentimentos podem trazer bons resultados e contribuir para o bem-estar e convivência dentro do ambiente organizacional.
 Trabalhar sua inteligência emocional vai trazer inúmeros benefícios não só na sua vida profissional mas também pessoal. Observar e analisar seu próprio comportamento, sabendo lidar com suas emoções negativas pode ter certeza que os obstáculos diários vão ser mais fácies de serem resolvidos e assim terá mais controle sobre situações desagradáveis. Claro que isso tudo não significa em reprimir sentimentos, pois é importante expressar sua opinião e como você se sente, porém, tem que saber encontrar o equilíbrio para colocar seus pensamentos de forma equilibrada e racional. 

Comente aqui o que você faz para controlar suas emoções e como trabalha com o seu emocional?















     

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