quinta-feira, 20 de julho de 2017

Principais Indicadores do RH

Mensurar resultados sempre foi essencial para qualquer negócio. Analisar cada parte dos processos organizacionais e verificar se está tudo conforme planejado é ter um maior controle para os obstáculos futuros, além de facilitar em todas as tomadas de decisões.
Saber acompanhar os indicadores nessa era cada vez mais avançada pode ser a chave para o sucesso, pois esses vão mostrar o que tem dado certo ou errado na empresa, facilitando decisões rápidas em meio as crises diárias. O monitoramento de indicadores do RH é o mais importante dentro das empresas e deve ser acompanhado por todos os gestores da empresa, pois é esse que vai identificar o desempenho de todos os processos, através dos seus colaboradores, visando analisar a produtividade, absenteísmo, treinamentos, metas, entre outros. 
Cada empresa tem a sua forma de realizar seus indicadores, dando prioridades para aqueles que são mais relevantes para os objetivos da organização. Então, não existe um modelo definido a ser seguido, cada empresa tem sua estratégia de análise, cada qual com suas diferenciações. O desafio dos profissionais do RH, é analisar qual indicador é considerado mais importante para as metas e características da empresa.
Por outro lado, existem indicadores que são considerados os principais e mais usados dentro do RH. Aqui vai alguns deles:

1 - Indicador de Turnover (Rotatividade):
 
É analisado a rotatividade dos colaboradores da empresa, verificando a entrada e a saída desses durante um determinado período. Sabemos que a alta rotatividade traz prejuízos para qualquer empresa, pois todo o processo tem um custo elevado. Através desse indicador poderá o RH verificar quais os problemas de contratações e reavaliar as ações, implantando novas políticas para que não ocorra tanta rotatividade.
Para o cálculo do Turnover poderá ser utilizado a seguinte fórmula:
Turnover = Número de funcionários desligados/ Número total de funcionários ativos em um determinado período.
O valor máximo deve ser de 10%. 
 
2 - Indicador de Absenteísmo:
 
Utilizado para medir as ausências dos colaboradores e analisar os motivos das faltas ou atrasos. Pode estar ligado as condições de trabalho. Se há um número elevado de afastamentos por consultas médicas, por exemplo. Isso indica que serão necessárias programas de prevenção de doenças e bem-estar no ambiente de trabalho.
O cálculo para esse indicador envolve a frequência de faltas e o número total de dias ausentes. Se o resultado for mais alto que 450 pontos é considerado um índice alto e que merece alguma ação direta.

3 - Indicador de ROI - Retorno sobre Investimentos:

Serve para acompanhar todos os investimentos realizados no RH, especialmente em treinamentos. Também serve para analisar até mesmo contratações de consultorias externas ou novas tecnologias investidas no RH.
O cálculo do ROI é realizado a partir da seguinte fórmula:
ROI = Retorno Obtido - Investimento realizado/ investimento realizado x 100
A partir do resultado é possível verificar como esta sendo o retorno dos investimentos feito na área e visualizar tudo que foi desnecessário. Assim, vai facilitar na implantação de novos programas e sistemas de gestão.

4 - Indicador de competitividade salarial:

Esse indicador pode não ser considerado tão importante para algumas empresas, tendo em vista que oferecem muito benefícios. Por outro lado, os salários não podem ser incompatíveis com o mercado. Salários bons atraem e retêm talentos, por esse motivo é essencial mensurar e acompanhar a competitividade dos salários oferecidos. 
A fórmula utilizada é:
SCR = Salário Oferecido na Empresa / Salário Oferecido por Outras Empresas.
Nesse cálculo tem que ser incluído comissões e benefícios dos colaboradores. Assim, as remunerações ficaram de acordo com a competitividade do mercado. Importante ressaltar que é essencial investir em plano de carreiras, treinamentos, comunicação interna e não somente no salário.

Esses indicadores mencionados acima, são considerados os mais básicos e essenciais que toda a empresa precisa ter, porém ainda existem outros importantes, tais como:

- Indicador de Produtividade - Analisa através de custos, qualidade, tempo todos os processos organizacionais. Verificando até mesmo a satisfação do cliente, prazos de atendimento, etc.
- Indicador de Reclamações Trabalhistas - Verifica a quantidade dessas reclamações e o que está sendo feito para minimizar isso. Os impactos de um processo trabalhista podem ser elevados, gerando custos que só trazem prejuízos para a empresa. 
- Indicador de Clima Organizacional - Através de uma pesquisa interna, analisar o relacionamento entre os gestores e colaboradores, além claro, da satisfação da equipe para verificar as necessidades e o que é preciso melhorar.
- Indicador de treinamentos e aprendizagem - Utilizado para medir os resultados dos investimentos de treinamentos realizados e a eficiência dos mesmos. Também para visualizar novos investimentos que serão necessários no futuro.
- Indicador de Horas Extras e Horas Trabalhadas - Para avaliar principalmente as sobrecargas dos colaboradores, a capacidade operacional e entre outros fatores importantes dentro dos processos organizacionais.

Aplicando e realizando todos esses indicadores dentro do RH, a empresa terá maior controle em todos os seus processos e assim, as tomadas de decisões vão ser mais rápidas e precisas. Mas, para começar a realizar todos os indicadores, é importante primeiramente definir os objetivos e as metas da empresa alinhando todos os processos e pessoas. Os indicadores servirão para acompanhar esse planejamento e medir os resultados obtidos do mesmo. Não adianta apenas pegar dados e jogar em fórmulas e pronto. Tem que ser analisado quais os indicadores que são importantes para aquela empresa e o que é necessário mensurar para se ter maior controle, evitando prejuízos.
Também é essencial sempre atualizar as informações e os dados para que os indicadores sejam mais precisos, além claro, de divulgar isso para os colaboradores, demonstrando o que está sendo realizado e quais os resultados obtidos. Assim toda a empresa fica alinhada e o RH consegue ter uma visão mais ampla do que está sendo feito e o que é preciso melhorar, buscando melhores práticas e alcançando os objetivos e metas necessários para a empresa, tornando cada vez mais estratégica. 


























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