quarta-feira, 15 de junho de 2016

Liderança Situacional




 Existem diversos tipos de líderes dentro do mercado. Aquele que é autoritário, democrático, paternal, enfim, são diversos estilos e personalidades que englobam os líderes. Cada qual com suas características, pontos fortes e fracos. Não existe um ideal, tudo depende de cada situação.  Nesse cenário que a economia se encontra, muitos líderes precisam adaptar e criar estratégias para se manter na instabilidade e encorajar a sua equipe a continuar produzindo e tendo bons resultados. Uma missão muito desafiadora!! Liderar não é uma tarefa fácil, requer muita dedicação, experiência, entender a equipe, entender comportamentos e saber lidar com os desafios do dia-a-dia. Com isso, a liderança situacional vem ganhando um destaque no mundo corporativo, pois, adapta as atitudes do líder de acordo com o perfil de cada profissional. É um estilo de líder coach, na qual, avalia a competência, identifica o perfil, analisa os fatores que envolvem e assim aplica uma forma de liderar de acordo com a situação especifica. Para isso, é necessário que esse líder tenha uma maturidade para lidar melhor com as mudanças, apoiando e motivando a equipe conforme as competências e habilidades de cada um.   
 Esse modelo de liderança sugere quatro posturas para adotar em cada situação. Esses estilos proporcionam aos lideres entender o comportamento e a característica de cada um da sua equipe, trazendo impactos positivos na sua gestão.  São eles:

1. Diretivo: O líder ensina ao colaborador uma determinada atividade. Explicando e orientando todos os procedimentos necessários para concluir aquela atividade. O objetivo é o aprendizado. Direcionar o que, como e quando fazer.
2. Orientação: Auxilia e orienta o colaborador a executar a atividade de forma eficaz. Respondendo dúvidas, explicando as situações e monitorando o desenvolvimento. 
3. Apoio: O líder como participativo, sabendo ouvir as opiniões e propostas dos seus colaboradores. Envolvendo toda a equipe para alcançar o objetivo esperado.
4. Delegação: O líder acaba delegando a responsabilidade e a autoridade para os colaboradores, proporcionando maior segurança e conhecimento para a equipe. O líder nessa etapa apenas controla o resultado.

 Para ter uma boa liderança é necessário avaliar o ambiente, identificar o perfil da equipe e analisar as competências de cada um. Conhecendo todos esses fatores, o líder poderá alcançar bons resultados e um impacto positivo no relacionamento, gerando muita confiança e favorecendo o clima organizacional. Um bom líder é aquele que sabe influenciar seus colaboradores para que se sintam um time, uma equipe e juntos possam conquistar os objetivos. 

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