quarta-feira, 23 de maio de 2018

Gamification no mundo dos negócios

Quem não gosta de um joguinho? Seja em aplicativos no celular, no computador, numa mesa... Seja de montar, de combinar peças, de lutas, de futebol... Seja de qualquer estilo, de qualquer idade, os jogos estão para agradar e influenciar todos. Nesse mundo virtual em que vivemos, as empresas buscam constantemente novas ferramentas tecnológicas para melhorias nos seus processos e é nesse sentido que o mundo dos jogos foi visto como uma estratégia nos negócios organizacionais.
Essa estratégia de Gamification no ambiente corporativo tem trazido bons resultados nos processos nas empresas. Claro, que não é uma ferramenta nova, pois, já vem sendo utilizada há um bom tempo dentro do mundo dos negócios. Porém, vem se expandindo cada vez mais e se destacando nos processos organizacionais.
Muitas empresas utilizam desde para recrutar talentos até treinamentos para alguma área especifica. Também é muito utilizado para a adaptação de um novo funcionário dentro do ambiente organizacional em que é possível conhecer os departamentos através de um jogo.
Uma das vantagens dos games é a competitividade saudável que proporciona para as pessoas, o sentimento da conquista por atingir um determinado objetivo e o interesse de seguir para o próximo nível. Do outro lado, quem está avaliando poderá mensurar e avaliar resultados antecipando as necessidades do jogo e as tendências do mercado.
Com o uso do gamification todo o processo da empresa fica mais interessante, pois aprender jogando é muito mais fácil e menos cansativo, não é mesmo? Mas, como qualquer projeto é preciso analisar e planejar para aplicar na empresa. Avaliando o que realmente quer alcançar e definir a melhor estratégia de game para a situação especifica. 
E você? Já participou de algum game? Conte aqui nos comentários.





quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Gestão Data Driven no RH



  Com a modernidade e o avanço da tecnologia muitas empresas têm percebido a importância de produzir e analisar dados para se obter maior controle e assim ter mais objetividade nos negócios.
Nesse cenário atual é que surge a Gestão da Data Driven, que nada mais é que uma gestão movida a dados. Esse modelo tem se tornado essencial dentro do mercado, tendo em vista os resultados positivos que essa proporciona. Tomar decisões através da análise de dados trás melhores retornos do que apenas por evidências. Além é claro, de se ter um maior controle de tudo que está acontecendo para poder agir de forma mais equilibrada em situações-problemas que surgem dentro dos negócios.
  No RH a importância de se implementar o people analytics tornou-se fortemente nos últimos tempos, pois é possível ter uma previsão do futuro e assim verificar o que pode ser mudado antes para evitar prejuízos.  
  Com a Gestão Data Driven no RH é possível, por exemplo, prever o impacto que uma mudança estratégica na área de recrutamento pode afetar o futuro dentro da empresa. Com maior controle de números e dados atuais, o RH pode contribuir e muito com os objetivos a longo prazo na empresa. Assim o RH torna-se muito mais objetivo, deixando de lado a cultura de evidências que acabavam em muitas vezes, perdendo tempo aplicando procedimentos que não funcionavam para aquele determinado momento. Uma análise de dados prévia oferece mais objetividade para o que se adapta melhor na empresa e seus colaboradores.
  Na área de Recrutamento e Seleção a aplicação da Gestão Data Driven também é um fator extremamente importante, pois como sabemos essa área gera grandes impactos na receita dentro dos negócios. Ter uma alta rotatividade trás muitos prejuízos e custos nas empresas. Com essa gestão o RH possui muito mais controle na hora de contratar seus talentos, pois através dos dados pode-se visualizar como vieram, como são os melhores colaboradores e qual a melhor maneira de fazer o recrutamento dos mesmos. Mostrando até mesmo, o que está dando certo e o que não está indo muito bem.
  Pensar em Gestão Data Driven no RH é pensar num RH mais modernizado e digital e assim, mais objetivo. Um RH com mais objetivo torna-se muito mais estratégico e resultados positivos.

  E na sua empresa como está sendo a implantação dessa nova gestão?. 








Gamification no mundo dos negócios

Quem não gosta de um joguinho? Seja em aplicativos no celular, no computador, numa mesa... Seja de montar, de combinar peças, de lutas, de ...