Imagine um pai de família, tendo que sustentar filhos e num descontrole financeiro se vê numa situação de emergência. Seu salário já não consegue pagar todos os gastos e dívidas que possui. Falta dinheiro, em alguns momentos, até para a alimentação de sua família. Como é que esse pai vai trabalhar todos os dias pensando na situação em que ele vive?. Motivado?., Jamais!. E isso claro, acaba impactando na sua produtividade. Atualmente, temos muitas histórias assim. A crise financeira está entrando em todos os lares e com isso, os programas de educação financeira estão tornando-se essenciais dentro das empresas.
Através de programas de educação financeira, a empresa poderá auxiliar os funcionários com planejamentos financeiros pessoais, ensinando a organizar e investir seus recursos para evitar crises financeiras. Algumas empresas têm aplicado programas de educação financeira com palestras, cursos, consultorias para a família e até mesmo atendimentos online.
Organizar programas de educação financeira, demonstrando a importância de planejar o futuro, mudando hábitos e costumes com o dinheiro impacta positivadamente na empresa. O funcionário vai estar menos preocupado e mais comprometido com a empresa obtendo um aumento na produtividade.
A educação financeira, além de proporcionar esse aumento da produtividade, pode também trazer vantagens como a retenção de talentos.
Comente sua experiência: Sua empresa investe em educação financeira?. Você já participou?