Cada vez mais o número de profissionais na área de coach vem aumentando muito nos últimos tempos, devido o resultado positivo que um processo de coach proporciona nas empresas e também para os profissionais. Por outro lado, dentre desses coaches, existem os chamados oportunistas, pois, como essa profissão ainda não foi regulamentada, muitos acreditam que podem ser um coach a qualquer momento. Então, se você vem procurando por esse serviço, tome muito cuidado para não ser enganado. Muitos profissionais, analisam quanto o coach recebe por hora e acreditam que é bom suficiente para tornar-se um, mas como qualquer profissão, é preciso investir e buscar conhecimentos para conseguir ser um bom profissional.
O coach também é muito confundido com o mentoring. Ás vezes, você acredita que contratou um coach, mas na verdade o processo é de mentoring. O coach tem como objetivo o desenvolvimento do profissional, na qual, analisa, através das habilidades, competências e entre diversos fatores, o perfil do profissional, compreendendo os seus objetivos, desejos, limitações, pontos fortes e assim, traça planos para a evolução continua na sua carreira. Não precisando ser uma pessoa mais velha ou mais experiente que o cliente. Já o mentoring, é esse profissional mais velho e experiente que oferece, através do seus conhecimentos e experiência, ajuda ao profissional na carreira e vida pessoal. O objetivo desses dois processos são semelhantes, mas não são iguais. Cada um com suas técnicas e visões diferentes.
As empresas, atualmente, vem buscando soluções cada vez mais rápidas e acreditam que um processo de coach podem trazer resultados mais rápidos. E sempre vai ter uma pessoa que acredita que vai conseguir implantar de forma rápida. Isso pode até gerar resultados fantásticos, mas geralmente não sustenta muito. Um processo de coach é demorado e leva tempo. Para gerar um resultado realmente eficaz e sustentável requer dedicação e é claro, tempo.
Para contratar um coach é preciso analisar a formação da pessoa, a metodologia que é adotada, a experiência, cursos e aprimoramentos na área que a pessoa investe e verificar qual o objetivo desse coach. Isso vai ajudá-lo na hora de escolher esse profissional e também para entender o porquê que existem alguns que cobram um valor alto e outros mais baixo.
Agora se você quer tornar-se um profissional nessa área, procure e pesquise muito sobre essa profissão, pois, muitos cursos de coach formam líder coach ou mentoring. Procure entender e analisar melhor essa profissão e busque um profissional da área. Existem os oportunistas, mas também, têm os profissionais sérios e eficientes.
O coach é uma excelente oportunidade de desenvolvimento profissional. Uma área que bem implementada gera resultados maravilhosos.